Perfume tem validade? - Perfumes dp

Perfume tem validade?

em 26/10/2021

Será que sem saber vc pode estar jogando no lixo o perfume amado, por acreditar que está realmente vencido?


No Brasil, os perfumes necessitam ter data de vencimento, seguindo a definição da empresa fabricante e levando em conta a formulação e técnicas usadas na produção, contudo, precisa estar  em conformidade com a resolução do órgão regulatório ANVISA (Agência nacional de vigilância sanitária), que sugere um prazo de até 5 anos para rotular o data de validade nos perfumes e cosméticos em geral. 

No exterior, algumas empresas não tem prazo de validade definido e algumas trabalham PAO (Product After Opening), que considera um prazo, após o produto ser aberto.⠀

Na França que é o país em mais glamouroso quando nos referimos a perfumaria, a maioria das empresas não discriminam data de validade, raramente se encontra perfumes com data de vencimento em suas embalagens.
    
Na verdade, os perfumes não possuem uma vida útil determinada e embora aqui na nossa nação eles precisem ter a data de vencimento rotulada, não significa que vai ter exatamente a durabilidade referida, pois não são como os demais produtos como por exemplo o café, o açúcar e etc.
  
A validade dos perfumes depende da composição química e da forma de armazenamento. 



Quanto tempo pode durar um perfume?

Não há uma data exata! 
Um bom perfume, de qualidade superior, pode ficar intacto por mais de 5 anos e dependendo de vários outros fatores chegar à 10 anos de vida útil, ou até mais!!!

Compostos químicos estão sujeitos a sofrer instabilidades ao longo do tempo, resultado da exposição ao oxigênio, luz solar, calor, umidade, dentre outros fatores e que podem afetar os perfumes de formas diferentes, provocando melhora ou piora, dependendo da composição de cada um.

Tem gente que acredita que a qualidade da essência é semelhante ao vinho, quanto mais velho, melhor fica, mas o fato é que pode durar muito. 

Eu mesma, tenho um Miss Dior que comprei em 2006 e está perfeito. Também tive uma colônia da Natura (Flôr de maçã) que durou mais de 10 anos, mas também tenho um importado que expirou em pouco tempo, então, a validade depende muito.

O que torna um perfume inadequado ao uso são os agentes oxidantes, bactérias, fungos, etc... 

Perfumes de boa qualidade podem durar muito tempo se forem guardados de maneira correta, portanto, depende de você!
  



Fragrâncias influenciam na durabilidade?

Segundo especialistas, fragrâncias orientais com notas amadeiradas, baunilha, especiarias e os classificados como gourmands, por serem mais encorpados tendem a se intensificar com o passar dos anos. 
Fragrâncias com notas florais, verdes ou cítricas por serem mais leves, tendem a evaporar mais e durar menos. 
Mas qual a diferença de tempo entre o vencimento de um ou outro? Não é possível dizer.


Como reconhecer se o perfume está expirado?

  1. Aroma: se vc percebeu alguma mudança no cheiro, com aspecto desagradável e diferente do que estava acostumada, certamente ele está vencido. 
  2. Cor:  A maioria dos frascos é possível identificar a cor do perfume e quando está diferente, pode estar vencido. 
  3. Aparência: se ele contém partículas é porque está vencido.
  4. Ferrugem: Caso note ferrugem no frasco e principalmente no borrifador, infelizmente já venceu.

Por hoje é só, bjus e fica com Deus.



 



Gostou do conteúdo? segue no Instagram @perfumes.dp
Perfumesdp 😘


Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário

Publi

Temos parceria com Google. Não somos responsáveis e não temos controle sobre anúncios de terceiros no blog.