Nota de perfume - o que é? - Perfumes dp

Nota de perfume - o que é?

em 03/09/2020

Notas - a anotomia dos perfumes 

Assim como na música, os perfumes se distinguem pelas notas, para serem sentidas pelo nosso olfato, mas ao contrário das notas musicais que são sete, as notas de perfume originam-se de dezenas de famílias olfativas, para comporem as três categorias que formam o arranjo final. 
A nota de um perfume é a combinação equilibrada de substâncias aromáticas, responsáveis pela criação de uma personalidade única do perfume. 



Notas de perfumes

Categorizadas em 3 tipos, elas são disseminadas e percebidas pelas nossas narinas em momentos distintos.

As notas olfativas são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam: 

Notas de Saída, cabeça ou topo

As notas de saída do perfume são as primeiras a serem sentidas, são mais voláteis. Duram apenas alguns minutos na pele e seus ingredientes são os que evaporam rapidamente. 
Elas costumam ser refrescantes, cítricas e aromáticas e são responsáveis pela impressão inicial da fragrância. 
É justamente por causa das notas de cabeça que você precisa aplicar o perfume e esperar algum tempo, uns 30 minutos aproximadamente, para sentir o aroma correto. 


Notas de Coração ou corpo

As notas de coração dão personalidade ao perfume e funcionam como o corpo da fragrância. Elas exalam logo após a evaporação das notas de cabeça, quando o perfume começa a ser absorvido pela pele. 
São formadas por essências que evaporam mais devagar. do que as notas de saída. Elas representam 40% da fórmula e geralmente, nas notas de corpo são encontradas flores, folhas, frutas e especiarias. 



Notas de Fundo ou base

As notas de fundo são a parte da fragrância que mais fixam na pele e proporcionam a durabilidade da fragrância. 

É o último acorde a ser percebido pelo nosso olfato e o que permanece por mais tempo. 

Formadas por matérias-primas que têm moléculas maiores e mais pesadas, evaporam lentamente.

No geral, as essências são provenientes de madeiras como cedro e pinho, especiarias como gengibre e noz moscada e resinas ou de moléculas sintéticas desenvolvidas pela indústria de perfumes para substituir as de origem animal (muito usadas antigamente).

Agora já está mais fácil entender quando alguém diz que tal perfume tem notas de coração de jasmin e notas de fundo de patchouli💗

😘Bjs, obrigada pela visita e siga-nos nas redes sociais. 







Nenhum comentário , comente também!

Postar um comentário